Certificação Encceja 2020: Certificado de Conclusão Encceja, Documentos

A certificação Encceja 2020 é bastante utilizada por jovens e adultos que não conseguiram concluir o ensino fundamental ou médio na idade correta. Após a realização da prova e a divulgação dos resultados, os participantes conseguem ter em mãos o diploma de conclusão ou a certificação Encceja 2020. A seguir, saiba mais informações sobre!

Certificação Encceja 2020

Certificação Encceja 2020

Certificação Encceja 2020

O Encceja é um programa criado pelo Governo Federal juntamente com o Ministério da Educação (MEC), e tem como principal objetivo certificar todas aquelas pessoas que não concluíram o ensino fundamental ou médio na idade correta. 

Para isso, os candidatos devem realizar uma prova onde serão avaliados os seus conhecimentos. Após o resultado, à depender da nota obtida os participantes conseguem ter a certificação Encceja 2020.

Certificação Encceja 2020

Existem dois tipos de certificados. São eles:

  • Certificado de conclusão do Ensino Fundamental ou Médio: Emitida pelos participantes que conseguiram obter a nota mínima nas 4 (quatro) matérias;
  • Declaração parcial de proficiência: É emitida ao participante que não conseguiu a nota mínima exigida em todas as provas, apenas em algumas.

O INEP é o órgão responsável pela realização da prova Encceja 2020, assim como também por divulgar todas informações sobre. 

Porém, não é de responsabilidade do órgão a emissão dos certificados. As Secretarias Estaduais de Educação e Institutos Federais de Educação parceiros do INEP são os que ficam sobre responsabilidade de emitir os diplomas. 

Essa tarefa é única e exclusiva responsabilidade das Secretárias Estaduais de Educação e Institutos Federais de Educação parceiros do INEP.


Requisitos para ser aprovado no Encceja

Para ser aprovado e obter a certificação Encceja 2020, o participante deverá ter obtido boas notas na prova. 

A seguir, saiba quais são os requisitos de classificação do Encceja resultado 2020:

  • Para obter a certificação do Ensino Fundamental ou Médio o candidato deverá ter obtido 100 pontos em cada área do conhecimento;
  • Para as provas de Linguagens e Códigos e suas Tecnologias no Ensino Médio, o participante deverá adicionalmente obter proficiência na prova de Redação para obter certificação;
  • Será considerado habilitado na Redação o participante que obtiver nota igual ou superior a 5,0 (cinco) pontos.

Como conseguir a certificação Enecceja 2020?

Após a realização da prova, todos os participantes ficam ansiosos para saberem como se saíram no exame. Logo, é divulgado o resultado, onde os mesmos podem consultar na página do participante Encceja clicando aqui.

Ao conferir as notas, o participante saberá se poderá ter direito ao certificado de conclusão.

Assim como já mencionamos anteriormente, o INEP é o órgão responsável pela realização da prova do Encceja. Porém, são Secretárias Estaduais de Educação e Institutos Federais de Educação parceiros do INEP os responsáveis pela certificação. 

Veja o que diz o MEC: “Compete às Secretarias Estaduais de Educação definir os procedimentos complementares para certificação, com base nos resultados do Encceja, e certificar seus participantes”. 


Veja como retirar o certificado!

No ato da inscrição Encceja 2020, o candidato informa o nome da Secretária Estadual de Educação em que ele gostaria de retirar o certificado. Sendo assim, é com ela que o mesmo deve entrar em contato para pedir a expedição dos novos documentos. 

Se você não lembra qual a secretaria foi cadastrada, entre na página do participante “clicando aqui” e na opção “Instituição Certificadora” veja qual foi a indicada.

Veja como retirar o certificado!


Documentos necessários para retirar o certificado

Para ter em mão a certificação Encceja 2020 é necessário apresentar alguns documentos pessoais na Secretária Estadual indicada no ato da inscrição. 

A seguir, confira os documentos de apresentação obrigatória:

  • Cópia do CPF;
  • Cópia do RG;
  • Requerimento devidamente preenchido com informações de telefone e e-mail;
  • Documento original do Atestado ou Declaração Parcial de Proficiência ou Atestado de eliminação das áreas.

Documentos necessários para retirar o certificado

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 1

Certificação Encceja 2020: Certificado de Conclusão Encceja, Documentos

Adicionar Comentário